30 de janeiro de 2008

A TPM!!

Ok, ok tenho que confessar que aquilo do post passado foi um momento de uma grande e problemática TPM...
Sinceramente até um tempo atrás eu nunca tinha sofrido desse mal, achava que era frescura principalmente a parte das cólicas até que tudo começou.
E é sobre isso que eu quero falar, eu paro penso, fico horas tentando imaginar o porquê dessas malditas letrinhas que acabam com meus dias, e creio que com os dias de muitas mulheres, foi por isso que eu fiz uma pesquisa sobre o assunto.


~*A TPM...
As mulheres mudaram sua forma de pensar, de agir, cuidar da saúde, envelhecer e morrer. Hoje, elas são mais ativas, independentes e empreendedoras. Ou seja, elas disputam espaço com os homens. Mas apesar de tudo isso, ainda enfrentam um grande dilema, a TPM.
Muitas ficam irritadas, agressivas, dispersivas e choram por qualquer coisa nos dias que antecedem a menstruação. No trabalho, o rendimento cai e há mal-entendidos com chefes e colegas. Todas essas transformações emocionais, comportamentais e físicas estão relacionadas com o funcionamento do seu corpo.


~*Porque a TPM?
Todo esse desconforto ocorre porque o óvulo esta dentro de um folículo no ovário da mulher, desenvolvendo-se através de um hormônio chamado estrogênio. Este hormônio é o determinante da feminilidade.
Durante 15 dias ele estimula a maturação do óvulo. Quando já está maduro, o óvulo é liberado pelo folículo e transita livre pelo aparelho genital feminino, esperando seu par, o espermatozóide, para fecundá-lo. Nessa fase, o hormônio liberado é a progesterona. Caso não haja fecundação, há uma grande diminuição na produção de ambos os hormônios.
Acontece uma descamação da camada interna do útero, que estava preparada para receber um neném e o óvulo não fecundado sai junto com o fluxo menstrual.Vários sintomas, como sentimentos depressivos, de abandono; irritabilidade; fadiga, cansaço, distúrbio de sono e alimentar; dores de cabeça, musculares, retenção de liquido, aumento dos seios e de peso, aparecem uma semana antes da menstruação e só vão embora alguns dias depois que o período se vai.
(texto: mosinha)


~*Claro que...
não se pode tentar explicar isso para um homem, afinal ele vai achar que tudo não passa de uma grande frescura femina.
A verdade é que nunca se pode agradar um homem sempre, portanto eles nunca entenderão, nem estarão satisfeitos nos dias de TMP de suas companheiras.


~*Enfim...
Amanhã eu volto com mais alguma coisa,
tenho boas novidades, mais por enquanto é segredo,
eu disse no post passado que as coisas estavam começando a ir no sentido correto.
Meu humor de agora? muito feliz e muito ansiosa.

Uma ótima quinta pra vocês
Kiss
=*

Marcadores: , ,

Postado Por: Man** às 17:56

------------------------------------------------------------------------------

6 Comentários:
At quinta-feira, janeiro 31, 2008 12:37:00 PM, Blogger Diana C. said...

Vc está sempre, sempre anciosa!rs


Bjo

 
At quinta-feira, janeiro 31, 2008 9:20:00 PM, Blogger cih_coloridex said...

Ai, Man isso é normal.

Eu me irrito com meu humor nesses dias, eu sei que fico mais sensível e meu pavio que já curto fica mais curto ainda. Eu tento me isolar nesses dias. AHUHAUA! Me acho a maior chatona. Ainda bem que essas coisas passam...

Bom feriado.

Kiss

 
At domingo, fevereiro 03, 2008 2:15:00 PM, Blogger tha said...

eie! ah, eu so sofro de tpm quando as aulas voltam, antes disso eu fico na alegria constante! entao semana que vem sera o meu dia, espero que ninguem me aborreca haha!
beijo xuxu!
http://thais.defenestrando.net

 
At quinta-feira, fevereiro 07, 2008 5:59:00 PM, Anonymous Anônimo said...

ai miga, eu sofro com tpm também... fico inchada e com dor... oh dias crueis...

bjinhus

 
At terça-feira, fevereiro 12, 2008 12:54:00 PM, Blogger Diana C. said...

Vamo atualizar, xuxu!rs

Bjo

 
At quarta-feira, fevereiro 13, 2008 12:06:00 PM, Blogger Lari. said...

você já tá indo pra facul? tá gostando?
eu só vou dia 18, mas me fala qual sua sala que eu vou lá depois! ;D

 

Postar um comentário

<< Home